Um esforço para atender a toda e qualquer necessidade do cliente
A FLUIR dedica-se a oferecer a melhor experiência aos seus Clientes. Isso estende-se à política de assistência, com foco em atender a toda e qualquer necessidade do Cliente. Ao adquirir um artigo na nossa Loja Online (em www.fluir.pt) ou num dos nossos espaços comerciais, o cliente está automaticamente coberto pela Garantia de Satisfação, ao abrigo da qual poderá trocar um artigo nos primeiros 14 (catorze) dias, caso este não tenha ido de encontro às suas expectativas.
1. Garantia de Satisfação
1.1 A Garantia FLUIR
Sem prejuízo dos direitos de devolução que lhes assistam nos termos previstos abaixo, a FLUIR garante aos seus Clientes um prazo de 14 (catorze) dias para verificar se o artigo adquirido corresponde às suas expetativas. Caso, no decurso desse prazo, verifique que o artigo adquirido não corresponde às suas expetativas, poderá solicitar-nos a sua troca por outro(s) artigo(s) comercializado(s) pela FLUIR.
Para que o artigo possa ser trocado, tem que respeitar as condições previstas em baixo no Ponto 3 (CONDIÇÕES DO ARTIGO A TROCAR OU DEVOLVER), estando na condição original em que lhe foi vendido por nós.
A presente Garantia e direito a troca não é aplicável a nenhum dos artigos previstos em baixo no Ponto 4 (ARTIGOS NÃO SUJEITOS A TROCAS OU DEVOLUÇÕES).
Levantamento ao balcão do nosso armazém ou na nossa loja;
Nos nossos Pontos de Recolha.
1.2 Dar Início ao Processo de Troca
Para dar início ao processo de troca basta dirigir-se a uma das lojas FLUIR com o artigo e a sua fatura, ou, caso não tenha essa possibilidade, terá de abrir um pedido de RMA na área reservada na loja online da FLUIR (em www.fluir.pt), mencionando na causa da avaria “Devolução Comercial”. Posteriormente deve enviar o artigo via transportadora para o Armazém Central da FLUIR, ficando o valor dos portes da devolução a cargo do Cliente.
A FLUIR analisará as condições do artigo e reserva-se o direito de rejeitar a sua troca, caso em que entrará em contacto Cliente para que este proceda, a suas expensas, à recolha do mesmo. Poderemos aceitar, mediante análise caso a caso, agendar a recolha e envio para a morada indicada pelo Cliente, sem prejuízo de requerer ao Cliente o pagamento necessário para tal transporte.
1.3 Reembolso e Troca por Novos Artigos
Caso a FLUIR determine que o artigo está em condições de ser trocado e dentro do respetivo prazo de 14 (catorze) dias, emitirá uma nota de crédito a favor do Cliente pelo preço do produto trocado (valor na respetiva fatura). Esta nota de crédito poderá ser descontada parcialmente ou na totalidade em novas compras na FLUIR, quer seja na Loja Online (em www.fluir.pt) ou diretamente num dos nossos espaços comerciais, após ter sido atribuída à conta de Cliente. A nota de crédito tem a validade de 1 (um) ano.
1.4 Outros Direitos
A Garantia de Satisfação é prestada nos precisos termos acima indicados. Quaisquer direitos relativos a arrependimento e devolução, designadamente os abaixo indicados no Ponto 2 (DEVOLUÇÃO DE COMPRAS EM FLUIR.PT) são apenas aplicáveis a consumidores (pessoa singular que efetua a compra fora do âmbito de atividade comercial, industrial, artesanal ou profissional ou que, relativamente a um bem com uso misto, se verifica não ser a finalidade comercial predominante no contexto global do contrato de compra e venda). Caso o Cliente não se qualifique como um consumidor (por exemplo, se a compra tiver sido efetuada por uma empresa), e fora dos casos abrangidos pela Garantia de Satisfação, a apreciação de qualquer pedido de troca/devolução suscitado pelo Cliente ficará sujeito a apreciação casuística da FLUIR e poderá ser por esta recusado, de acordo com o seu livre critério.
2. Devolução de Compras em fluir.pt
2.1 Qual o prazo de devolução?
O consumidor pode proceder à devolução das compras efetuadas em pcdiga.com no prazo de 14 dias, a contar da data da entrega ou da recolha em loja do produto.
Não são consideradas compras elegíveis para efeitos de devolução as que correspondam a produtos que hajam sido reservados, incluindo online, mas apenas pagos aquando da deslocação do consumidor à loja para o seu levantamento.
2.2 Como é feito o reembolso?
O reembolso do consumidor é sempre feito através do mesmo método de pagamento da compra. No caso de devolução, o reembolso será efetuado após a validação do cumprimento das condições de devolução descritas abaixo.
2.3 Qualquer artigo pode ser devolvido?
Qualquer artigo pode ser devolvido por um consumidor nos prazos acima mencionados desde que:
(i) Respeite as condições previstas em baixo no Ponto 3 (CONDIÇÕES DO ARTIGO A TROCAR OU DEVOLVER); e
(ii) Não corresponda a nenhum dos artigos previstos em baixo no Ponto 5 (ARTIGOS NÃO SUJEITOS A TROCAS OU DEVOLUÇÕES).
A FLUIR esclarece que no que respeita a compras efetuadas em fluir.pt o consumidor tem o direito de inspecionar, com o devido cuidado, a natureza, as características e o funcionamento do bem, mas que este pode ser responsabilizado pela depreciação do bem, se a manipulação efetuada para inspecionar a natureza, as características e o funcionamento desse bem exceder a manipulação que habitualmente é admitida em estabelecimento comercial.
No caso de violação de algum destes pontos, reservamo-nos o direito de rejeitar a devolução (e o consequente reembolso) ou a troca ou de repercutir o custo da depreciação do bem por inspeção/manipulação abusiva sobre o consumidor, nesse caso deduzindo do valor a reembolsar ou atribuir em crédito para novas trocas o valor económico da depreciação do bem.
2.4 Como fazer a devolução de um artigo comprado em fluir.pt?
Para devolver um artigo comprado em fluir.pt, o consumidor poderá:
(i) Dirigir-se a uma das lojas FLUIR com o artigo e a sua fatura; ou
(ii) Agendar com a FLUIR a recolha da sua devolução numa morada à sua escolha; o produto deve ser entregue ao estafeta na embalagem original
Caso pretenda que a FLUIR proceda à recolha, terá de abrir um pedido de RMA na área reservada na loja online da FLUIR (em www.fluir.pt), mencionando na causa da avaria “Devolução Comercial”.
A FLUIR analisará as condições do artigo e reserva-se o direito de rejeitar a sua devolução, caso em que entrará em contacto Cliente para que este proceda, a suas expensas, à recolha do mesmo e podendo cobrar-lhe os custos com a recolha feita pela FLUIR. Poderemos aceitar, mediante análise caso a caso, agendar o envio para a morada indicada pelo Cliente, sem prejuízo de requerer ao Cliente o pagamento necessário para tal transporte.
3. Condições do Artigo a Trocar ou Devolver
A FLUIR informa que os bens devolvidos só serão aceites caso respeitem escrupulosamente as seguintes condições:
(i) O artigo devolvido tem de estar nas mesmas condições em que foi vendido, intacto e sem qualquer marca/dano de uso;
(ii) Terá de devolver o artigo juntamente com a sua embalagem, manuais e acessórios imaculados;
(iii) Juntamente com o bem devolvido, terá de juntar a fatura onde consta esse mesmo artigo.
Lembre-se: para que na devolução ou troca haja compensação do Cliente, mediante reembolso ou nota de crédito, o produto deverá estar em condições de poder ser revendido pela FLUIR. Quando devolver um produto, certifique-se de que o mesmo está em condições de ser adquirido por um outro Cliente. Considere, neste exercício, a sua própria pré-disposição individual para adquirir o produto que está a devolver, caso nisso houvesse interesse seu.
Atenção: No caso de devolução ou troca de um pequeno ou grande eletrodoméstico cuja sua venda está limitada exclusivamente à loja online (ou seja, não disponível para compra/levantamento diretamente em loja física FLUIR), deverá solicitar essa devolução ou troca via loja online, abrindo para isso um pedido de RMA na área reservada. A assistência e suporte ao Cliente FLUIR neste tipo de artigos não está disponível nas lojas físicas.
4. Artigos Não Sujeitos a Trocas ou Devoluções
Salvo anomalia técnica, existem artigos que pela sua natureza (por questões de higiene, segurança, risco de transmissão de dados, recomendações do fabricante, etc.) não podem ser aceites para devoluções/trocas.
Sem prejuízo de outros direitos do Cliente, previstos aqui ou nas normas legais aplicáveis, não são aceites trocas ou devoluções de:
(i) Toalhas, auriculares/auscultadores/headsets, baterias, pilhas, cartões de memória, discos externos, consumíveis ou software;
(ii) Vestuário, aspiradores, cadeiras que já tenham sido montadas, robôs de cozinha, processadores de alimentos, trotinetes, bicicletas, segways, televisões, portáteis, telemóveis, smartphones, smartwatchs ou tablets que tenham os selos das embalagens da marca quebrados.
Atenção: A FLUIR reserva-se no direito de recusar devoluções/trocas de artigos cujo seu Serial Number já tenha sido registado/associado a uma conta de utilizador nas plataformas online/apps dos mais variados fabricantes. A associação de um artigo (via Serial Number) a uma plataforma online/app poderá em muitos casos permitir que utilizadores já não na posse dos mesmos consigam controlar e rastrear estes artigos, estando estes a ser utilizados por terceiros. Por este motivo, a FLUIR adverte para a possível recusa de trocas/devoluções para a total proteção dos seus Clientes.
No caso de violação de algum destes pontos, não poderemos aceitar a devolução/troca (e o consequente reembolso ou emissão de nota de crédito).
5. Conselhos e Dicas FLUIR
Antes de se concluir uma compra, o Cliente deve certificar-se ao máximo que o produto que está a adquirir é realmente o que vai corresponder às suas expectativas e que irá estar de acordo com os seus interesses e ser apto para o uso que o Cliente lhe pretende dar. A Internet é uma poderosa ferramenta de informação e esclarecimento de dúvidas.
Assim, sem prejuízo da utilidade que o período de reflexão tem para o Cliente, antes de concluir uma compra a FLUIR recomenda aos seus Clientes a leitura e, se possível, o cumprimento dos seguintes pontos:
- (i) Certifique-se de que o produto vai de encontro ao que pretende.
- (ii) Faça uma pesquisa pelo produto nos motores de busca, veja vídeos desse produto no youtube ou coloque as suas dúvidas através de um dos nossos contactos. Não se esqueça: a internet é uma poderosa ferramenta de informação e esclarecimento de dúvidas.
- (iii) Confirme se tem algum amigo, colega ou familiar que tenha o produto que pretende adquirir e, em caso positivo, veja se é possível obter feedback.
- (iv) Caso vá comprar/levantar o seu equipamento em Loja Física, coloque ao vendedor todas as questões que achar necessárias.
- (v) Depois de adquirido o produto, tenha sempre cuidado na abertura da caixa/embalagem, e veja como tem o equipamento, acessórios e manuais dispostos dentro da caixa/embalagem.
Em caso de devolução/troca, quanto mais respeitar as condições em que devolve o produto, mais fácil tornará a tarefa para todas as partes envolvidas.